Sociedade civil católica, destinada à difusão da Cultura Ocidental e à atuação política em defesa da família, em observância à Doutrina Social da Igreja.

Vida de São Cirilo de Jerusalém

John Chapman, Enciclopédia Católica

Bispo de Jerusalém e Doutor da Igreja, ele nasceu aproximadamente em 315 e provavelmente morreu em 18 de março de 386. No Oriente, sua festa é celebrada em 18 de março, no Ocidente nos dias 18 ou 20. Pouco se conhece de sua vida. Temos informação produzida por seus contemporâneos mais jovens, Epifânio, Jerônimo e Rufino, e historiadores do século V, Sócrates, Sozomeno e Teodoreto. 

Cirilo nos dá para si, a data de sua “Cathecheses” setenta anos após o imperador Probo, cerca de 347, se for exato. Constante (d.350) ainda estava vivo. Mader é de opinião que Cirilo já era bispo, mas normalmente ele é considerado apenas um padre. São Jerônimo relata (Chron. ad ann. 352), que Cirilo tinha sido ordenado sacerdote por São Máximo, seu antecessor, que após sua morte o episcopado foi prometido para Cirilo pelo metropolitano, Acácio de Cesareia, e outros bispos arianos, com a condição de que ele deveria repudiar a ordenação que recebera de Máximo. 

Ele consentiu em ter o ministério como diácono apenas, e foi compensado por essa impiedade com a Sede. Máximo havia consagrado Heráclio para sucedê-lo, mas Cirilo, através de várias fraudes, degradou Heráclio no sacerdócio. Assim diz São Jerônimo, mas Sócrates relata o fato de que Acácio tirou São Máximo e o substituiu por São Cirilo. Surgiu uma discussão entre Cirilo e Acácio, aparentemente motivada pela questão de precedentes ou jurisdição. 

Em Nicéia, os direitos metropolitanos de Cesareia foram salvaguardados, enquanto que uma dignidade especial fora dada a Jerusalém. Mesmo assim, São Máximo realizou um sínodo e ordenou bispos. Isso pode ser a causa da inimizade de Acácio com ele e seu apego à fórmula de Niceia. Por outro lado, a correta cristologia de Cirilo pode ter sido real, embora com fundos velados quanto à hostilidade que Acácio tinha por ele. 

Os eventos de 357, por causa de Acácio, obrigaram Cirilo a exilar-se sob a acusação de ter vendido móveis de igreja durante uma época de fome. Cirilo refugiou-se com Silvano, bispo de Tharaux. Apareceu no Concílio de Selêucia em 359, no qual resultou triunfante o partido semiariano. Acácio foi deposto e São Cirilo parece ter voltado para a sua sede. Mas o imperador não estava confortável com o desenvolvimento dos eventos e, em 360, Cirilo e outros que tinham posições moderadas, foram retirados novamente, e só retornaram com a ascensão de Juliano em 361. 

Em 367, um decreto de Valens expulsava todos os bispos que tinham sido restaurados por Juliano, e Cirilo permaneceu no exílio até a morte de seu perseguidor em 378. Em 380, São Gregório de Nissa chegou a Jerusalém com a recomendação de realizar um concílio em Antioquia no ano anterior. Ele encontrou fé de acordo com a verdade, mas a cidade foi vítima de festas e da moralidade corrupta. 

São Cirilo assistiu ao Grande Concílio de Constantinopla em 381, no qual Teodósio ordenou a fé de Nicéia, agora promulgada como lei do império. São Cirilo então aceitou as instruções; Sócrates e Sozomeno chamam isso de ato de rebeldia. Sócrates dá o ano de 385, no qual teria ocorrido a morte de São Cirilo, mas São Jerônimo nos diz que São Cirilo viveu oitenta anos sob Teodósio, isto é, desde janeiro de 379. 

ESCRITOS 

As obras de São Cirilo de Jerusalém incluem um sermão de Bethesda, uma carta ao imperador Constantino, três pequenos fragmentos e as famosas “Catequeses”. A carta descreve uma bela cruz de luz, que vai do Calvário ao Monte das Oliveiras, que aparece no ar de maio, depois do Pentecostes, rumo ao início do episcopado do santo. 

As leituras catequéticas fazem parte dos mais preciosos restos do Cristianismo antigo. Eles incluem uma introdução, dezoito instruções dadas na Quaresma para aqueles que estavam se preparando para o batismo, e cinco instruções “mistagógicas” dadas durante a Semana Santa às mesmas pessoas, uma vez que já tiveram o batismo. Eles têm referências locais interessantes, como os encontrados na Cruz, a posição do Calvário em relação às paredes, e outros locais sagrados, e referindo-se também à grande basílica construída por Constantino na qual as conferências aconteciam. 

Eles parecem ter sido amplamente divulgados e escritos mais tarde. Esse estilo é admiravelmente claro, digno e lógico; o tom é sério e cheio de piedade. Os tópicos estão divididos em: 

1. Exortativo. 2. Sobre o pecado e confiar no perdão de Deus. 3. No batismo, como a água tem o poder da santificação: purifica o corpo e também o espírito e a alma. 4. Uma recontagem da fé. 5. Sobre a natureza da fé, 6-18, no Credo. 6. Sobre a monarquia de Deus e as heresias que negam isso. 7. Sobre o Pai. 8. Sua onipotência. 9. O Criador 10. Sobre o Senhor Jesus Cristo. 11. Ser eternamente o Filho. 12. Seu nascimento de uma Virgem. 13. Sua Paixão. 14. Sua Ressurreição e Ascensão. 15. Sua segunda vinda. 16-17 Sobre o Espírito Santo. 18. Sobre a ressurreição do corpo e a Igreja Católica. 

A primeira da catequese “mistagógica” explica as renúncias a Satanás, etc. As que precedem o batismo; o segundo é sobre os efeitos do batismo, o terceiro sobre a confirmação, o quarto sobre a Sagrada Comunhão e o quinto sobre a Santa Missa para os vivos e os mortos. Diz-se que os ouvintes devem observar a disciplina, que não devem repetir nada aos pagãos e catecúmenos, o livro também tem uma nota sobre o mesmo efeito. 

Alguns pontos devem ser esclarecidos. Fala da origem mítica da Septuagésima, e da história da fênix, muito popular desde a época de Clemente. A descrição da Missa refere-se ao misticismo de lavar as mãos, o beijo da paz, “Sursum Corda“, etc., e o Prefácio com  menção aos anjos, o Sanctus, a Epiclese, transmutando elementos pelo Espírito Santo, oração por toda a Igreja e pelos espíritos dos que partiram, seguidos pelo Pai-Nosso, que é brevemente explicado. 

Depois vem o “Sancta Sanctis” e a Comunhão. ”Deve ser abordado com as mãos estendidas, ou com os dedos separados. Mas fazendo a mão esquerda abrir espaço à direita, e fazendo com que a palma possa receber o Corpo de Cristo, respondendo Amém. E sendo muito cuidadoso, com seus olhos no momento de receber o Corpo Sagrado, atento de não deixá-lo cair. Porque nada deve ser perdido dele, já que não devemos nos privar de qualquer parte do nosso próprio corpo ”. 

“Após a comunhão do Corpo de Cristo, o cálice do seu Sangue está chegando, não com as mãos estendidas, mas dobradas por baixo, e com adoração e reverência dizendo Amen, santificando-nos pela recepção do Sangue de Cristo. E quando os lábios ainda estiverem molhados, toque-os com as mãos e santifique os olhos, a testa e outros sentidos (Cat. Myst., V, 22, 21-22). 

Devemos fazer o sinal da cruz quando comemos e bebemos, sentamo-nos, vamos para a cama, nos levantamos, falamos, caminhamos, enfim: em toda ação (Cat., Iv, 14). Mais uma vez: “Se você deve estar em cidades estrangeiras, basta perguntar onde está a Igreja (kyriakon), os ímpios e hereges tratam de chamar kyriaka, não simplesmente se perguntar onde está a Igreja (ekklesia), mas onde a Igreja Católica está, porque este é o nome da Santa Mãe de todos. “ (Cat., Xviii, 26). 

DOUTRINA 

A doutrina de São Cirilo é expressa em seu credo, que indica: Creio em um só Deus, todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em Jesus, nosso Senhor, seu único filho, nascido do Pai, antes de todos os tempos, Deus de Deus, Vida da Vida, Luz de Luz, por quem todas as coisas foram feitas. Quem por nós homens e pela nossa salvação desceu do céu e foi encarnado pela graça do Espírito Santo em Maria, a Virgem, e se fez homem. 

Ele foi crucificado … e sepultado. Ele ressuscitou no terceiro dia, de acordo com as Escrituras, e está sentado à direita do Pai. E novamente Ele virá com glória para julgar os vivos e os mortos e seu reino não terá fim. E no Espírito Santo, que falou pelos profetas e no batismo de arrependimento, para a remissão dos pecados, e na única Igreja Católica, e na ressurreição da carne e na vida eterna. 

As palavras em itálico são aquelas sobre as quais não há certeza. São Cirilo ensinou sobre o o Filho com perfeita clareza, mas ele evitou a palavra “consubstancial”, que ele provavelmente pensou que poderia ser enganosa. Ele nunca mencionou o arianismo, embora tenha denunciado a fórmula ariana: “Houve um tempo em que não havia o Filho”. Ele pertencia à posição antiariana, ou homoeana, e tem alegria em dizer que o Filho é “em todas as coisas como o Pai”. 

Ele se comunicava livremente com bispos como Basílio de Ancira e Eustáquio de Sebaste. Ele não só explica a Santíssima Trindade como liderada por um só Deus, como diz que as Três Pessoas são um só Deus. O único Deus para ele é sempre o Pai. ”Há um só Deus, o Pai de Cristo, e um Senhor Jesus Cristo, o Filho único e amado a Deus, e só um Espírito Santo, que santifica e diviniza todas as coisas” (Cat., IV, 16). 

Mas ele, sendo correto, afirma: “não dividimos a Santíssima Trindade como os outros, nem a unimos como Sabélio” (Cat., Xvi, 4). Cirilo nunca chamou o Espírito Santo de Deus, mas ele deve ser honrado com o Pai e o Filho (Cat., Iv, 16). 

Portanto, não há nada de errado em sua doutrina, somente o uso explícito da fórmula de Nicéia, e assim como São Melécio e outros de seu grupo, foi aceito posteriormente.. 

Os ensinamentos de São Cirilo sobre os Santos Sacramentos são de primeira importância, ele estava falando livremente, fora da “disciplina do segredo”. Diante da Presença Real, ele não é ambíguo: “Porque Ele mesmo declarou e falou do pão: Este é o Meu Corpo, quem é quem terá dúvidas? E quando Ele diz: Este é o Meu Sangue, quem será sempre hesitante e dirá que não é o Seu Sangue? 

Sobre a Transformação, ele argumenta que, se Cristo pudesse transformar a água em vinho, não poderia Ele transformar o vinho em Seu próprio sangue? Pão e vinho são símbolos: “No tipo de pão que o Corpo está sendo dado, no tipo de vinho, o Sangue”. Mas eles não permanecem em sua condição original, eles foram mudados, embora os sentidos, podemos dizer o seguinte: “Não pense que é apenas pão e vinho, mas o Corpo e Sangue de Cristo, de acordo com o que disse o Senhor”. 

Tendo aprendido isso e tendo certeza disso, é evidente que o pão não é mais pão, embora o sabor seja percebido, mas o Corpo de Cristo, e o que aparece como vinho, não é vinho, embora tenha o sabor dele, mas o Sangue de Cristo … fortalecendo seu coração, sendo alimento espiritual e regozijando a face de sua alma. “É difícil não ver a doutrina completa da transubstanciação nessas palavras explícitas. 

A confirmação é um ato abençoado: “Assim como o pão da Eucaristia após a invocação do Espírito Santo, já não é pão, mas o Corpo de Cristo, assim como esta santa mirra não é algo tão simples como pode-se dizer, mas depois da invocação, um dom de Cristo, capaz de conter a presença do Espírito Santo e sua Divindade “(ii, 4). São Pedro e São Paulo foram para Roma como chefes (prostatai) da Igreja. Pedro é “ho koryphaiotatos kai protostates ton apostolon“. 

A fé será demonstrada fora das Sagradas Escrituras. São Cirilo, como os padres gregos normalmente fazem, refere-se ao cânon hebraico do Antigo Testamento omitindo os livros deutero-canônicos. Mas ele frequentemente as cita como Escrituras. No Novo Testamento, não oferece conhecimento do Apocalipse. 

Há muitas edições dos trabalhos de São Cirilo: –(Vienna, 1560); G. Morel (Paris, 1564); J. Prévot (Paris, 1608); T. Milles (London, 1703); the Benedictine edition of Dom Touttée (Paris, 1720; reprinted at Venice, 1763); uma nova edição dos manuscritos por G.C. Reischl, 8vo (Munich, 1848; 2nd vol. by J. Rupp, 1860); Migne gives the Bened. ed. in P.G., XXXIII; Photius Alexandrides (2 vols., Jerusalem, 1867-8); Eng. tr. in Library of the Fathers (Oxford). TILLEMONT, Memoires pour servir, etc., VIII; TOUTTEE in his edition, and REISCHL; Acta SS., March, II; DELACROIX, Saint-Cyrille de Jerusalem (Paris, 1865); MADER, Der hl. Cyrillus, Bischof von Jerusalem (Einsiedein, 1901). 


Fonte: Chapman, John. “St. Cyril of Jerusalem.” The Catholic Encyclopedia. Vol. 4. New York: Robert Appleton Company, 1908. 17 Mar. 2019 <http://www.newadvent.org/cathen/04595b.htm>.

Traduzido por Ruan Gabriel.

[Segue abaixo oração ao santo, por ocasião de sua festa, a 18 de março, extraída do Missale Romanum, Ed. Vozes, 1943.]

OREMOS

Concedei-nos, Senhor onipotente, por intercessão do bem-aventurado Pontífice Cirilo, termos de Vós, único e verdadeiro Deus, e de Jesus Cristo, que nos enviastes, tal conhecimento, que mereçamos ser contados para sempre no número das ovelhas que escutam vossa voz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
OREMUS

Da nobis, quæsumus, omnípotens Deus: beáto Cyrillo Pontífice intercedénte: te solum verum Deum, et quem misísti Jesum Christum ita cognóscere; ut inter oves, quæ vocem ejus áudiunt, perpétuo connumerári mereámur. Per eúmdem Dóminum Nostrum Jesum Christum.