Sociedade civil católica, destinada à difusão da Cultura Ocidental e à atuação política em defesa da família, em observância à Doutrina Social da Igreja.

Festa da Santíssima Trindade

Francis Mershman, Enciclopédia Católica

A festa para honrar a santíssima Trindade celebra-se no primeiro domingo depois de Pentecostes. Na igreja primitiva não se assinalou o dia ou ofício especial para a Santíssima Trindade. Quanto a heresia ariana estava se disseminando, os padres prepararam um ofício com cânticos, responsórios, prefácio e hinos para serem recitados aos domingos. No sacramentário do Papa São Gregório I (Magno) (P.L., LXXVIII, 116)  aparecem as orações que o prefácio da Trindade . As micrologias (P.L., CLI, 1020), escritas durante o pontificado papa São GregórioVII (Nilles, II, 460), chamam o domingo depois de Pentecostes de Dominica vacans, sem ofício especial, mas acrescentam que em alguns lugares recitava o ofício da Santíssima Trindade composto pelo bispo Stephen de Lieja (903-20). Outros recitavam o ofício no domingo antes do Advento.  

O Papa Alexandre II (1061-73), não III (Nilles, 1. c.), recusou a petição para uma festa especial sob alegação de que a tal festa não era costume na Igreja Romana, a qual honrava diariamente a Santíssima Trindade com o GloriaPatri, etc.; mas não proibiu a celebração onde já existia. O Papa João XXII (1316-34) ordenou a festa para toda igreja para o Primeiro Domingo depois de Pentecostes. O franciscano John Peckham, cônego de Lyon, depois arcebispo de Cantuária (m. 1292) havia redigido um novo ofício. A festa se categorizou como uma dupla de segunda classe, mas o papa São Pio X a elevou à dignidade de primária de primeira classe em 24 de julho de 1911 (Acta Ap. Sedis, III, 351) . Os gregos não têm uma festa especial. Uma vez que foi depois do primeiro grande Pentecostes que a doutrina da Trindade foi proclamada ao mundo, a festa convenientemente segue a de Pentecostes.


Bibliografia: NILLES, Kal. man. (Innsbruck, 1897); BINTERIM, Denkwürdig keiten, I. 264; KELLNER, Heortology (Londres, 1908). 116; BÄUMER, Geschichte des Breviers (Friburgo, 1895), 298.

Fonte: Mershman, Francis. “Trinity Sunday.” The Catholic Encyclopedia. Vol. 15. New York: Robert Appleton Company, 1912. <http://www.newadvent.org/cathen/15058a.htm>.

Traduzido por Leonardo Brum a partir da versão espanhola disponível em <http://ec.aciprensa.com/wiki/Fiesta_de_la_Sant%C3%ADsima_Trinidad>.