Sociedade civil católica, destinada à difusão da Cultura Ocidental e à atuação política em defesa da família, em observância à Doutrina Social da Igreja.

Vida de São Venceslau

Francis Mershman, Enciclopédia Católica

(Também chamado Vaclav, Vaceslav.)

Duque, mártir e patrono da Boêmia , provavelmente nascido em 903; morreu em Alt-Bunzlau, em 28 de setembro de 935.

Seus pais eram o duque Vratislau, um cristão , e Dragomir, uma pagã . Ele recebeu uma boa educação cristã de sua avó (Santa Ludmila) e em Budweis. Após a morte de Vratislau, Dragomir, agindo como regente, opôs-se ao cristianismo, e Venceslau, sendo instado pelo povo, assumiu as rédeas do governo. Ele colocou seu ducado sob a proteção da Alemanha, introduziu padres alemães e favoreceu o rito latino em vez do antigo eslavo, que havia entrado em desuso em muitos lugares por falta de padres. Venceslau havia feito o voto de virgindade e era conhecido por suas virtudes. O Imperador Otão I conferiu-lhe a dignidade e o título régios. Por motivos religiosos e nacionais, e por instigação de Dragomir, Venceslau foi assassinado por seu irmão Boleslau. O corpo, cortado em pedaços, foi enterrado no local do assassinato, mas três anos depois Boleslau, tendo se arrependido de seu feito, ordenou sua trasladação para a Igreja de São Vito, em Praga. A coleta de suas relíquias é anotada nos calendários em 27 de junho, sua trasladação em 4 de março; a festa a ele dedicada é celebrada em 28 de setembro.

___________________________________
Fonte: Mershman, Francis. “St. Wenceslaus.” The Catholic Encyclopedia. Vol. 15. New York: Robert Appleton Company, 1912. 28 Sept. 2020 <http://www.newadvent.org/cathen/15587b.htm>.

Traduzido por Leonardo Brum.

[Segue abaixo oração ao santo, por ocasião de sua festa, a 28 de setembro, extraída do Missale Romanum, Ed. Vozes, 1943]

OREMOS

Ó Deus, que pela vitória do martírio fizestes passar a S. Venceslau do principado terrestre para a glória do Céu, por suas preces guardai-nos de quaisquer adversidades, e consenti que um dia partilhemos com ele do Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

OREMUS

Deus, qui beátum Wencesláum per martyrii palmam a terréno principátu ad cæléstem glóriam transtulísti: ejus précibus nos ab omni adversitáte custódi. et ejúsdem tríbue gaudére constórtio. Per Dóminum Nostrum Jesum Christum.