Sociedade civil católica, destinada à difusão da Cultura Ocidental e à atuação política em defesa da família, em observância à Doutrina Social da Igreja.

Vida de Santo Eustáquio e companheiros

Francis Mershman, Enciclopédia Católica

Mártires sob o Imperador Adriano no ano 118. Festa no Ocidente: 20 de setembro; no Oriente: 2 de novembro. Emblemas: um crucifixo, um veado, um forno.

A lenda relata que Eustáquio (antes do batismo, Plácido), um general romano sob Trajano, ainda pagão , viu um veado vindo em sua direção, com um crucifixo entre os chifres; ele ouviu uma voz dizendo-lhe que deveria sofrer muito por causa de Cristo. Recebeu o batismo, junto com sua esposa Tatiana (ou Trajana, após o batismo Teopista) e seus filhos, Agapito e Teopisto. Diz-se que o lugar da visão foi Guadagnolo, entre Tibur e Praeneste (Tivoli e Palestrina), nos arredores de Roma. Por fortuna adversa a família foi dispersada, mas depois reunida. Por se recusarem a sacrificar aos ídolos após uma vitória, eles sofreram a morte em um touro de bronze aquecido. Barônio (Ann. Eccl., Ad an. 103, 4) iria identificá-lo com o Plácido mencionado por Fávio Josefo como um general sob Tito.

Os Atos são certamente fabulosos e lembram a história semelhante nos Reconhecimentos Clementinos. Tratam-se uma produção do século VII e foram usados ​​por São João Damasceno, mas a veneração do santo é muito antiga tanto na Igreja Grega quanto na Latina. É homenageado como um dos Santos Auxiliares, sendo invocado em situações difíceis, e é patrono da cidade de Madri e dos caçadores. A igreja de Sant’Eustachio em Roma, com título de cardeal-diácono, existia em 827 segundo o Liber Pontificalis, mas talvez já na época de Gregório Magno (morto em 604). Afirma-se que possui as relíquias do santo, algumas das quais estão em St-Denis e em St-Eustache em Paris. Uma ilha nas Pequenas Antilhas e uma cidade no Canadá levam seu nome.


Fonte: Mershman, Francis. “Sts. Eustachius and Companions.” The Catholic Encyclopedia. Vol. 5. New York: Robert Appleton Company, 1909. 20 Sept. 2021 http://www.newadvent.org/cathen/05627a.htm.

Traduzido por Leonardo Brum

[Segue abaixo oração aos santos, por ocasião de sua festa, a 20 de setembro, extraída do Missale Romano, Ed. Vozes, 1943]

OREMOS

Ó Deus, que nos permitis celebrar o dia natalício dos vossos santos Mártires Eustáquio e companheiros, fazei que possamos gozar em sua companhia da eterna bem-aventurança. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.