Sociedade civil católica, destinada à difusão da Cultura Ocidental e à atuação política em defesa da família, em observância à Doutrina Social da Igreja.

São Matias, Apóstolo

Jacque Eugene Jacquier, Enciclopédia Católica

Em grego, Matthias (ou, em alguns manuscritos, Maththias), é derivado de Mattathias, do Hebreu, Mattithiah, que significa “presente de Deus”. Matias foi um dos setenta discípulos de Jesus, e esteve com Ele desde seu batismo por João até sua Ascensão (Atos 1, 22-22). É relatado (Atos 1, 15-26) que nos dias subsequentes à Ascensão, Pedro propôs aos irmãos ao redor, que se somavam em número de cento e vinte, que escolhessem alguém para ocupar o lugar de Judas, o traidor no apostolado. Dois discípulos, José, chamado Barsabás, e Matias, foram selecionados, e lançadas as sortes, com o resultado em favor de Matias, que assim se uniu aos sete apóstolos. Zeller declarou que essa narrativa não é histórica, sob o argumento de que os apóstolos estavam na Galileia após a morte de Jesus. Na verdade eles retornaram a Galileia, mas os Atos dos Apóstolos estabelece com clareza que por volta da festa de Pentecostes eles seguiram de volta para Jerusalém. 

Informações adicionais acerca da vida e morte de Matias são vagas e contraditórias. De acordo com Nicéforo (Church History II.40), ele pregou na Judeia, em seguida na Etiópia (então, Colchis), e foi crucificado. A Sinopse de Doroteu contém esta tradição: “Matthias in interiore Æthiopia, ubi Hyssus maris portus et Phasis fluvius est, hominibus barbaris et carnivoris praedicavit Evangelium. Mortuus est autem in Sebastopoli, ibique prope templum Solis sepultus” (Matias pregou o Evangelho para os bárbaros e canibais do interior da Etiópia, no porto do mar de Hyssus, na boca do rio Phasis. Morreu em Sebastópolis, e ali foi enterrado, próximo ao Templo do Sol). Outra tradição sustenta que Matias foi apedrejado em Jerusalém pelos judeus, e então decapitado. É dito que Santa Helena levou as relíquias de São Matias para Roma, e que uma porção delas está em Trier. Bollandus suspeita que as relíquias que se encontram em Roma são de São Matias, bispo de Jerusalém por volta de 120, e que sua história teria sido confundida com a do Apóstolo. A Igreja Latina celebra a festa de São Matias dia 24 de fevereiro, e a Igreja Grega dia 9 de agosto. [Nota: após este artigo ter sido escrito, a Igreja Latina transferiu a festa do santo para o dia 14 de maio]. 

Clemente de Alexandria recorda a sentença que Nicolaitans  atribui a  Matias: “nós devemos combater nossa carne, não dar-lhe nenhum valor e não conceber nenhum tipo de lisonja, mas, antes, proporcionar o crescimento de nosso espírito pela fé e pelo conhecimento”. Esse ensinamento foi provavelmente fundamentado no Evangelho de Matias que é mencionado por Orígenes, Eusébio, que atribui isso a hereges; por São Jerônimo, e no Decreto Gelasiano, que o definiu como apócrifo. Isto está ao final da lista de Codex Barrocciamus. O Evangelho é provavelmente o documento do qual Clemente de Alexandria citou diversas passagens, afirmando que estas foram trazidas das tradições de Matias, Paradoresis, o testemunho no qual ele alegou ter sido invocado pelos hereges Valentinus, Marcion e Basilides. De acordo com a Philosophoumena, Basilides citou discursos apócrifos, que foram atribuídos a Matias. Estas três inscrições: o Evangelho, as Tradições, e os Discursos Apócrifos foram identificados por Zahn, mas Harnack nega. Tischendorf publicou depois de Thilo, 1846, “Acta Andreae et Matthiae in urbe anthropophagarum”, o qual, de acordo com Lipsius, pertenceu à segunda metade do século. Esses relatos apócrifos  relatam que Matias foi até os canibais e, sendo lançado na prisão, foi entregue por Andrew.  Desnecessário afirmar que a narrativa inteira não têm valor histórico. No entanto, deve-se lembrar de que, nos escritos apócrifos, Mateus e Matias algumas vezes são confundidos.  

Oração a São Matias

São Matias, que fostes escolhido para ocupar o lugar do décimo segundo apóstolo, o infame Judas Iscariotes, peço-vos que intercedais junto a Deus para que os traidores sejam substituídos pelos fiéis arautos do santo Evangelho, que a separação do joio e do trigo aconteça sem tardar em todos os locais missionários para que não sejam motivos de escândalos principalmente aos que elegeram a Cristo e a Sua Igreja. Os que não aceitarem a graça da conversão, fechando seu coração, apartai-os Senhor de vossa seara, a fim de que somente os cristãos realmente fiéis à missão que lhe confiastes possam permanecer unidos e santos, manifestando vosso amor em verdade e em vida. Por Cristo Nosso Senhor, amém.

Traduzido por Isabel Lisboa a partir da versão em inglês, disponível em <http://www.newadvent.org/cathen/10066a.htm>

FONTE:

Jacquier, J.E. (1911). St. Matthias. In The Catholic Encyclopedia. New York: Robert Appleton Company. Retrieved February 23, 2020 from New Advent: http://www.newadvent.org/cathen/10066a.htm