Sociedade civil católica, destinada à difusão da Cultura Ocidental e à atuação política em defesa da família, em observância à Doutrina Social da Igreja.

Vida de São Pedro de Verona

Anthony Allaria, Enciclopédia Católica

Nasceu em Verona em 1206 e morreu próximo a Milão em 6 de abril de 1252. Seus pais eram adeptos da heresia maniqueísta, que ainda subsistia no norte da Itália no século XIII. Enviado para uma escola católica e depois para a Universidade de Bolonha, ali conheceu São Domingos e ingressou na Ordem dos Pregadores. Tais eram suas virtudes, severidade de vida e doutrina, talento para pregar e zelo pela fé, que Gregório IX o fez inquisidor geral e seus superiores o destinaram a combater os erros dos maniqueus. Com essa tarefa, ele evangelizou quase toda a Itália, pregando em Roma, Florença, Bolonha, Gênova e Como. As multidões acorriam para vê-lo e o seguiam aonde quer que ele fosse, fazendo numerosas conversões. Ele nunca deixou de denunciar os vícios e erros dos católicos que confessavam a fé do discurso, mas a negavam por suas ações. Os maniqueus fizeram todo o possível para que o inquisidor parasse de pregar contra seus erros e propaganda. Procuraram detê-lo com perseguições, calúnias e ameaças.

Quando ele retornava de Como para Milão, encontrou-se com um certo Carino, que junto com outros maniqueus fizeram um plano para assassiná-lo. O assassino atingiu-o com o machado com tanta força que o santo caiu meio morto. Ficando de joelhos, ele recitou o primeiro artigo do Símbolo dos Apóstolos e ofereceu seu sangue como um sacrifício a Deus, umedeceu os dedos sobre ele e escreveu as palavras: “Credo in Deum”. O assassino então perfurou seu coração. Seu corpo foi transferido para Milão e depositado na igreja de Santo Eustórgio, onde um magnífico mausoléu, obra de Balduccio Pisano, foi erguido em sua memória. Ele ficou conhecido pelos muitos milagres realizados durante sua vida, embora estes foram ainda mais numerosos após o seu martírio.


Bibliografia: MARCHESE, Vita di S. Pietro Martire (Fiesole, 1894); HINDS, A Garner of Saints (London, 1900); PERRENS, St Pierre martyr et l’hérésie des Patarins à Florence in Rev. Histor., II (1876), 337-66; Acta SS. (1678), April, III, 678-86.

Fonte: Allaria, Anthony. “St. Peter of Verona.” The Catholic Encyclopedia. Vol. 11. New York: Robert Appleton Company, 1911. 26 Apr. 2019 <http://www.newadvent.org/cathen/11773d.htm>.