Sociedade civil católica, destinada à difusão da Cultura Ocidental e à atuação política em defesa da família, em observância à Doutrina Social da Igreja.

Liturgia da Quarta-Feira de Cinzas

D. Crisóstomo d’Aguiar

É o princípio da Quaresma. A Liturgia indica-nos, em termos graves e austeros, que é bem num  tempo de penitência que os fiéis entram. Pondo em obra todos os recursos da sua vigorosa poesia, a Santa Igreja dá aos seus filhos as ideias do nada da existência humana, das nossas humildes origens, da primitiva queda, e da necessidade de uma justa reparação, a qual nos impõe deveres, que consistem na mortificação da carne para purificar o espírito. “Concedei, Senhor, diz a Oração, aos vossos fieis, o entrarem com piedade no tempo solene dos santos jejuns, e percorrerem a carreira, que nada posssa atrasar”. É, como se vê, uma obra de santificação, que consistirá na penitência corporal de jejum e de abstinência para interiormente mais e mais se purificarem alma e coração.

A Liturgia da Quarta-Feira de Cinzas compreende, primeiro, a Bênção e imposição das Cinzas, e, em segundo lugar, a Missa, A bênção da Cinza, como em todas as bênçãos solenes, faz-se antes da Missa e constituem-na, além de uma antífona, diferentes orações, terminadas as quais se impõe a cada um dos fieis a cinza.


[Segue abaixo texto contendo a Liturgia da Bênção das Cinzas e o próprio da Missa]