Sociedade civil católica, destinada à difusão da Cultura Ocidental e à atuação política em defesa da família, em observância à Doutrina Social da Igreja.

Festa de Nossa Senhora do Carmo

Frederick Holweck, Enciclopédia Católcia

Instituída pelos Carmelitas entre 1376 e 1386 sob o título “Commemoratio B. Mariæ Virg. duplex“, para celebrar a vitória da ordem sobre seus inimigos por obterem a aprovação de seu nome e constituição de Honório III em 30 de janeiro, 1226 (ver Colvenerius “Kal. março” 30 de janeiro “O principal de ouro”, 3, 737). A festa foi estabelecida em 16 de julho porque, naquela data, em 1251, de acordo com tradições carmelitas, o escapulário foi dado pela Virgem a São Simão Stock; teve aprovação pela primeira vez por Sisto V, em 1587. Após o cardeal Belarmino ter examinado as tradições carmelitas em 1609, foi declarada a festa patronal da ordem, e atualmente é comemorado no calendário carmelita como dia de primeira classe, com uma vigília e uma oitava (como a oitava da Epifania, admitindo apenas um dia de primeira classe), sob o título de “Commemoratio solemnis B.V.M. de Monte Carmelo“. Pelo privilégio dado por Clemente X em 1672, alguns mosteiros carmelitas mantiveram a festa no domingo, 16 de julho, ou em algum outro domingo de julho. No século XVII, a festa foi adotada por diversas dioceses no sul da Itália, embora a sua celebração, fora da igreja carmelita, houvesse sido proibida em 1628 por um decreto contra abusus. Em 21 de outubro de 1674, no entanto, foi concedida a permissão pela primeira vez por Clemente X para a Espanha e suas colônias, em 1675 para a Áustria, em 1679 a Portugal e suas colônias, em 1725 para os Estados Pontifícios da Igreja, e em 24 de setembro de 1726, foi estendido a toda a Igreja latina pelo Papa Bento XIII. As lições litúrgicas contêm a lenda do escapulário; a promessa do Privilégio Sabatino foi inserida por volta de 1614. Os gregos do sul da Itália e os católicos caldeus adotaram a festa sob o título de “Vestimenta da Virgem Maria”. O objetivo da celebração é ressaltar a predileção especial de Maria Santíssima por aqueles que se professam seus servos, vestindo seu escapulário.


Fonte: Holweck, Frederick. “Feast of Our Lady of Mount Carmel.” The Catholic Encyclopedia. Vol. 10. New York: Robert Appleton Company, 1911. 16 Jul. 2018 <http://www.newadvent.org/cathen/10604b.htm>.

Traduzido por Isabel Serra.