Sociedade civil católica, destinada à difusão da Cultura Ocidental e à atuação política em defesa da família, em observância à Doutrina Social da Igreja.

Vida de Santo André Corsini

Thomas Campbell, Enciclopédia Católica

Da ilustre família Corsini, ele nasceu em Florença em 1302; morreu em 1373. Selvagem e dissoluto na juventude, ele se assustou com as palavras de sua mãe sobre o que tinha acontecido a ela antes de seu nascimento, e, tornando-se monge carmelita em sua cidade natal, começou uma vida de grande mortificação. Estudou em Paris e Avignon, e em seu retorno ele se tornou o apóstolo de Florença. Fora lembrado como um profeta e taumaturgo. Chamado para a Diocese de Fiesoli, fugiu, mas foi descoberto por uma criança e obrigado a aceitar a honra. Redobrou suas austeridades como bispo, era pródigo em seus cuidados aos pobres e era visto em todas as partes como conciliador, principalmente em Bolonha, onde foi enviado como legado papal para fechar a brecha entre a nobreza e o povo. Depois de doze anos no episcopado, morreu aos 71 anos, e os milagres se multiplicaram tanto em sua morte que Eugênio IV permitiu um culto público imediatamente; mas foi somente em 1629 que Urbano IV o canonizou. Sua festa é comemorada em 4 de fevereiro.


Fonte: Campbell, Thomas. “St. Andrew Corsini.” The Catholic Encyclopedia. Vol. 1. New York: Robert Appleton Company, 1907. 2 Feb. 2019 <http://www.newadvent.org/cathen/01472d.htm>.

Traduzido por Ruan Gabriel.

[Segue abaixo oração ao santo, por ocasião de sua festa, a 4 de fevereiro, extraída do Missale Romanum, 1943]

OREMOS

Ó Deus, que, na vossa Igreja, nos dais incessantemente novos exemplos de virtude, fazei com que o vosso povo, seguindo os vestígios do bem-aventurado André, vosso Confessor e Pontífice, alcance também as mesmas recompensas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
OREMUS

Deus, qui in Ecclésia tua nova semper instáuras exémpla virtútum: da pópulo tuo beáti Andréæ Confessóris tui atque Pontíficis ita sequi vestígia. ut assequátur et præmia. Per Dóminum Nostrum Jesum Christum.