Sociedade civil católica, destinada à difusão da Cultura Ocidental e à atuação política em defesa da família, em observância à Doutrina Social da Igreja.

Vida de São Guilherme de Vercelli

Paul Brookfield, Enciclopédia Católica

(OU GUILHERME DE MONTEVERGINE)

Fundador dos Eremitas de Montevergine, ou Guilhermitas, nasceu em 1085; em 25 de junho de 1142 foi sua morte. Filho de pais nobres, faleceram enquanto ele era ainda criança, sendo sua educação confiada então a um de seus parentes. Aos quinze anos, decidiu renunciar ao mundo e levar uma vida de penitência. Com esse objetivo em vista, foi em peregrinação a Santiago de Compostela e, não contente com as dificuldades comuns de tal peregrinação, envolveu seu corpo em círculos de ferro para ter seu sofrimento aumentado. Depois dessa jornada, iniciou uma peregrinação à Terra Santa, mas foi-lhe revelado que serviria melhor a Deus se permanecesse na Itália . Construiu para si uma cabana em Montevergine, desejando tornar-se eremita e viver em solidão, mas não demorou muito para que outras pessoas se reunissem a ele e se pusessem sob a sua orientação, tendo sido atraídas pela santidade da sua vida e pelos muitos milagres que teve a graça de realizar. Não muito tempo depois, um mosteiro foi construído, e em 1119 a Congregação de Montevergine foi fundada. São Guilherme viveu em Montevergine até que os irmãos começaram a murmurar contra ele, alegando que a vida ali era muito austera, que ele distribuía esmolas demais, e assim por diante. Diante disso, Guilherme decidiu partir de Montevergine e assim acabar com as queixas dos irmãos. Rogério I de Nápoles tomou-o sob seu patrocínio, e o santo fundou muitos mosteiros — tanto de homens como de mulheres — naquele reino. O rei, tão edificado com a santidade e a sabedoria de seus conselhos, para tê-lo sempre por perto, construiu um mosteiro em frente ao seu palácio, em Salerno. Sabendo por revelação especial que o seu fim estava próximo, Guilherme retirou-se para o seu mosteiro de Gugieto, onde morreu,  e foi então sepultado na igreja.


Bibliografia:

Acta SS., V June, 112; VI June, 259; RENDA, Vita. . .S. Gulielmi (Naples, 1591).


Fonte: Brookfield, Paul. “William of Vercelli.” The Catholic Encyclopedia. Vol. 15. New York: Robert Appleton Company, 1912. 24 Jun. 2018 <http://www.newadvent.org/cathen/15639b.htm>.

Traduzido por Isabel Serra.

[Segue abaixo oração ao santo por ocasião de sua festa, a 25 de junho, extraída do Missale Romanum, 1943.]

OREMOS

Ó Deus, que para abrir à fraqueza humana o caminho da salvação, nos destes o exemplo e a proteção dos vossos Santos, fazei que veneremos de tal modo os merecimentos do bem-aventurado Guilherme, vosso abade, que participemos da sua proteção, e trilhemos o seu caminho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
OREMUS

Deus, qui infirmitáti nostræ ad teréndam salútis viam in Sanctis tuis exémplum et præsídium collocásti: da nobis, ita beáti Guliélmi Abbátis mérita venerári; ut ejúsdem excipiámus suffrágia, et vestígia prosequámur. Per Dóminum Nostrum Jesum Christum.