Sociedade civil católica, destinada à difusão da Cultura Ocidental e à atuação política em defesa da família, em observância à Doutrina Social da Igreja.

Vida de São Pedro Nolasco

Anthony Allaria, Enciclopédia Católica

Nasceu em Mais-des-Saintes-Puelles, próximo a Castelnaudary, França, em 1189 (ou 1182); morreu em Barcelona no dia de Natal de 1256 (ou 1259). Vindo de uma família nobre, desde sua juventude se destacou por sua piedade, generosidade e caridade. Tendo dado todas as suas posses para os pobres, ofereceu sua castidade por voto e, para evitar qualquer contato com os albigenses, foi para Barcelona.

Naquela época, os muçulmanos eram proprietários de grande parte da Península Ibérica e muitos cristãos foram capturados e cruelmente perseguidos por causa de sua fé. Pedro resgatou muitos deles e, devido a isso, gastou todo o seu patrimônio.

Após uma deliberação madura, depois de uma visão divina, decidiu fundar uma ordem religiosa (1218), semelhante à estabelecida alguns anos antes por São João da Mata e São Félix de Valois, cujo objetivo principal seria a redenção dos escravos cristãos. Esta empresa foi encorajada por São Raimundo de Peñafort e por Jaime I, rei de Aragão, que aparentemente foram favorecidos com a mesma inspiração. Este Instituto foi denominado Mercedário e solenemente aprovado por Gregório IX em 1230. Seus membros foram obrigados a um voto especial pelo qual destinariam todas suas riquezas à libertação de cristãos cativos e se necessário, seriam trocados por eles em seu cativeiro. A princípio, a maioria desses religiosos eram leigos, como o próprio Pedro, mas Clemente V decretou que o Geral de uma ordem deveria ser sempre um sacerdote. Sua festividade é comemorada em 31 de janeiro*.


* Em 28 de janeiro já mesmo antes do último Missal Tridentino, publicado em 1962.

Bibliografia:

Ato SS; DE VARGAS, Chronica sancti et militaris ordinis BM de Mercede (Palermo, 1619); GARI Y SIUMELL, Bibliotheca Mercedaria (Barcelona, ​​1875); MARIN, Histoire de l’eglise (Paris, 1909).


Fonte: Allaria, Anthony. “St. Peter Nolasco.” The Catholic Encyclopedia. Vol. 11. New York: Robert Appleton Company, 1911. 24 Jan. 2019 <http://www.newadvent.org/cathen/11770b.htm>.

Traduzido por Leonardo Brum a partir da versão espanhola disponível em <https://ec.aciprensa.com/wiki/San_Pedro_Nolasco>.